segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Longe de casa há mais de uma semana, milhas e milhas distante..."

Da nossa família, dos nossos amigos, do nosso Brasil!
Estamos vivendo dias tão intensos que (graças a Deus!) mal sentimos o tempo passando.
Cada novo amanhecer significa mais 24 horas de aprendizado, de descobertas e (mais uma vez: graças a Deus!) de novas amizades.
Às vezes nos sentimos como crianças desvendando segredos e mistérios de um mundo encantado.
As confluências entre Brasil e Portugal parecem que são apenas restritas à influência cultural e étnica do segundo no primeiro e o idioma português, que apesar de ser o mesmo, possui suas particularidades e sotaques na fala em cada país, o que torna muito complicado entender (ou melhor, perceber, como eles dizem) certas coisas...
Mas, enfim, cada dia tem sido melhor do que no início!
Por exemplo, a primeira vez que comemos em um dos refeitórios da universidade (o do IST) foi traumatizante! A comida não tinha muito sabor nem sal e o suco era de pózinho, super aguado e sem açucar (era pra diluir em um litro e eles diluíram em dez, sabe?! rsrsrs).
Essa experiência nos deixou com muita vontade voltar correndo pro Brasil!
Mas depois disso descobrimos algumas alternativas, como o refeitório do ISCSP, que é o centro onde estudamos. Lá o ambiente é mais bonito e organizado e tanto as comidas como os sucos são melhores que os do IST.
Também descobrimos um restaurante de comida brasileira chamado Chimarrão, onde você come um pratão com feijão, arroz, batata frita, carnes variadas, farofa, ovo, abacaxi e banana por 3 euros e 10 centímos.
A universidade onde estudamos é uma instituição pública. É grande, linda e moderna, e olha que Portugal não anda muito bem economicamente! Imaginem as particulares? Falando nisso, aqui até mesmo nas públicas paga-se para estudar, sabiam? Eles chamam de propina, que é como se fosse uma matrícula paga apenas uma vez por ano (algo em torno de 900 euros). Já nas privadas paga-se a propina e as mensalidades...
Aqui no curso de Ciências da Comunicação os alunos veem de tudo um pouco, principalmente no que diz respeito a comunicação empresarial. Isso é bem complicado pra nós que fazemos Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no Brasil pois não temos noções de Relações Publicas, Marketing, Direito e outras coisas mais que fazem parte da grade acadêmica daqui.
Como já dissemos anteriormente, o português daqui é bem dificil de entender ainda, principalmente dos colegas de classe, que diferente do Brasil, não fazem muita questão de serem gentis e legais com os intercambistas!
Fora os colegas de sala, conhecemos portugueses muito "fixe"(que em "brasileiro", que é como eles chamam nosso portugues, é muito legais)! Percebemos que eles são 8 ou 80: ou são muuuuuito gentis, simpáticos e educados, ou então são grossos e emburrados. Mas a maioria sempre se mostra educada!
Os dias tem sido muito corridos e as horas de sono são pouquíssimas! Há muito o que conhecer em todos os sentidos... Todo dia é uma novidade, uma história, um lugar, uma situação! Nem parece que estamos aqui há apenas duas semanas... Não só nós como todos os brasileiros, temos a sensação de que já estamos aqui há um mês mais ou menos!
Lisboa é uma cidade boa de se viver! Tem assaltos (nunca vimos nem soubemos de nenhum, mas uma potuguesa nos disse que eles acontecem de vez em quando) mas não são recorrentes, o sistema de transporte é bom e todo mundo usa tudo: metro (aqui eles chamam assim mesmo: metro, sem o ô), ônibus (chamado aqui de autocarro), elétrico (bonde), comboio (trem)... Nunca andamos em tanto meio de transporte em tão pouco tempo!
Aqui as coisas são baratas (claro que ficam caras porque o real é desvalorizado), mas em relação ao restante da Europa, todos falam que aqui é o mais barato... Os produtos de higiene é que são realmente caros!
A saudade é grande, mas estamos com o tempo tão ocupado que não nos deixa ficar tristes, mas sempre lembramos e agradecemos pelas nossas famílias e amigos, e de termos nascido no Brasil, um país com água de côco, dendê e feijão!



M.V.

1 comentários:

Rafael Campos disse...

Não fale mal do meu IST não que eu almoço lá todo dia!!!! hahahaha
Largue de coisa! :P hehe

Então...quanto aos portugueses "...a maioria sempre se mostra educada!" DEPENDE! Vale ressaltar... ;)

Falta uma foto da galera brazuca!! hehe

Postar um comentário