segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Os primeiros dias!

0 comentários

Começar a vida em outro lugar é descobrir um novo mundo... E, é descobrir também, que neste novo mundo faltam algumas coisinhas básicas, como comida na geladeira, utensílios no armário da cozinha e sabão pra lavar a roupa suja na máquina!
E lá fomos nós, rumo ao supermercado e a uma lojinha de chinês (elas estão por toda parte em Portugal e são como as nossas lojas de R$1,99) para providenciar algumas dessas coisas o mais rápido possível...
(As lojas de chinês são uma boa opção pra comprar pratos, talheres, panelas e demais utensílios de cozinha.)
Perto da Residência de Benfica ficam duas lojas de chinês e supermercado Minipreço (pequeno, mas com uma oferta digna de produtos) facilmente acessíveis a pé.
A grande vantagem dele é que é tão perto da Residência que dá pra ir correndo na hora que você percebe que colocou o macarrão no fogo mas não tem molho no armário, entende?! * rs rs rs *
Eles também possuem um cartão que concede descontos na compra de vários produtos, mas principalmente os da marca do supermercado (que ao contrário do Brasil onde a maioria é ruim, lá são fakes muito bons).


Mapa do trajeto a pé da Residência até o Minipreço e umas das lojas chinesas: apenas 300 metros de distância (4 minutos).

Na mesma rua do Minipreço fica uma loja de chinês. Os dois estabelecimentos estão situados à esquerda da rua e a lojinha "chinoca" fica um pouquinho antes do mercado. #fácil

A outra loja de chinês é ainda mais perto e fica no meio do caminho pro Minipreço. De quebra, do lado tem uma quitanda com frutas, verduras, legumes e também uma academia!


Apenas 200 metros, ou seja, 3 minutos, separam a residência de mais uma loja "chinoca" da freguesia de Benfica!

Ainda em Benfica, mas um pouco mais distante, fica o supermercado Pingo Doce que ainda é pequeno, mas tem uma variedade maior de produtos que o Minipreço. Dá pra ir andando (mas voltar cheio de sacolas não é nada legal!) ou pegar um ônibus tanto na parada em frente ao local que circulei acima (aliás, essa é a principal parada para trajetos que saem da Residência para qualquer outro lugar em Lisboa), como numa parada logo perto do Pingo Doce.
Dica: a lasanha de 1kg da marca do supermercado é muuuuuito boa! #saudades
Foi no Pingo Doce que fizemos nossa primeira visita a um supermercado lisboeta! o/


Maurício, Rafael (baiano de Feira de Santana também!) e Keo (alagoano) prontos para encarar um cesto de roupas sujas, hein, meninos?! * rs rs rs*


Olha a cara de feliz do ser humano ao descobrir que azeite Gallo em Portugal custa apenas 2,49 euros (6 reais)!!!

Agora se você quer um supermercado com emoção e que faça jus ao prefixo super que vem antes do mercado, Continente na cabeça! Este é o nome do mercado (sem o "na cabeça", tá, gente?! * rs rs rs *) que fica dentro do Centro Comercial (=shopping) Colombo, possível de se chegar a pé depois de percorrer 2 quilômetros em uma média de 25 minutos (conforme Rafael provou pra nós na primeira semana ¬¬), mas preferível via ônibus.

Por fim, depois das compras é só chegar em casa e curtir cada detalhe das embalagens dos produtos lusitanos...


"Xau - frescura original!" (110 lavagens e mais de 7 kg de sabão... Durou três meses dividido por 4 pessoas).

Beijinhos,

Vívian Aguiar

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Chegando em Lisboa...

1 comentários

Depois de oito horas de viagem (poucas delas dormindo e descansando), a expectativa de encontrar as suas malas na esteira de bagagens (afinal, tantas se perdem no meio do caminho, né?!) e o nervoso de passar pela imigração (mesmo com visto e tudo certinho dá um frio na barriga, gente!), eu não aconselho nenhum ser humano da Terra a tentar se virar com o transporte público para chegar a qualquer lugar que se queira em um novo país!
Quando chegamos em Lisboa, nós, futuros estudantes da UTL, temos que primeiramente nos dirigir aos Serviços de Acção Social da Universidade Técnica de Lisboa (SASUTL) localizado na Rua da Junqueira, número 86, para assinar o Contrato de Alojamento. Feito isto, podemos ir para a residência em que ficamos (no nosso caso, eu e Maurício ficamos na Residência de Benfica), pois as pessoas responsáveis por cada uma delas só ficam lá para nos receber até um determinado horário (se não me engano, 4 da tarde).
Por esses tantos motivos, aconselho todas as pessoas que percam o amor aos primeiros euros em mãos e peguem um táxi... Ah! Lembrando que eles vão cobrar uma taxa em cima do valor da corrida que equivale à bagagem ;)


Eu, Maurício, Vanessa e Thamires (estudantes da UFRB) logo após o desembarque... Que tal se aventurar nos autocarros (ônibus) e metros (lá é sem circunflexo mesmo, gente!) com essas "malinhas", hein?!



Abaixo vocês podem conferir a localização do aeroporto, dos SASUTL e da Residência de Benfica, bem como as suas respectivas distâncias:


Pegando um táxi do aeroporto, em 20 minutos você estará nos SASUTL.



Mais 20 minutos de táxi, e você finalmente chega a Residência de Benfica (manda um "olá" para a Dona Luz por mim! Hahaha).


Quando eu cheguei em Lisboa não fiz esses trajetos de táxi, pois tenho uma tia muito querida que foi nos buscar no aeroporto. Mas quando Maurício voltou pro Brasil em dezembro (#todaschora), ele pegou um táxi da Residência para o aeroporto e o valor ficou entre 10 e 15 euros (com a tal da taxa de bagagens incluída ¬¬).

Viu, gente?! Com mais ou menos 30 euros (70 reais... É, eu sei que a conversão é inevitável nesse momento) você faz os dois trajetos :)
Agora que você já resolveu ir de táxi pra facilitar sua vida, bora curtir um pedacinho do trajeto?! o/


O Aqueduto das Água Livres, nosso primeiro ponto turístico lisboeta *-*


Beijinhos!

Vívian Aguiar.

[Devido ao número considerável de visitas que o blog vem recebendo mesmo sem atualizações, resolvi voltar a postar, apesar de já ter passado por toda a experiência e já estar de volta ao Brasil]

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Um post ilustrativo da Residência de Benfica

4 comentários


Uma curiosidade que eu tinha quando ainda estava no Brasil, era sobre o alojamento. Como eram os quartos, o lugar, se tinha algo por perto. Eu e Vívian demos muita sorte. Ficamos na Residência de Benfica. Benfica é o nome da zona/bairro, um lugar tranquilo com muita coisa por perto. Tem dois "chineses" (lojinhas que vendem coisas da china muito baratinhas e por vezes vagabundinhas), um Minipreço (um mercado que vende coisas baratas), Telepizza (pizzaria que eu nem curti muito, mas vale na hora do desespero), um indiano que vende frutas e verduras e também estávamos a 5 minutos (de ônibus) do Colombo (um dos maiores shoppings ou como eles chamam, centro comercial, de Portugal.
A residencia em que ficamos ocupava os três últimos andares de um apartamento de seis andares. Nos três primeiros morava gente "comum" que quase sempre reclamava do barulho dos estudantes... =X
Dona Luz é uma espécie de governanta que vai lá de segunda a sexta das oito da manhã até umas cinco da tarde e fica fiscalizando o movimento, mas fora isso, a gente pode ficar bem "livre". O edifício é daqueles que são dois apartamentos por andar e no caso das residências universitárias, os dois são interligados pela cozinha. Numa ala ficam os "gajos" e na outra as "raparigas", mas nada impede dos rapazes frequentarem o lado feminino e vice-versa. Não se pode levar estranhos para dormir lá, nem dar festas, nem fazer barulho. O legal de morar lá é que você convive com pessoas de vários lugares de Portugal e também do mundo. Tínhamos colegas Angolanos, Turcos e de outros países da Europa que aprenderam com a gente e também nos ensinaram muitas coisas.