domingo, 8 de agosto de 2010

Seguro saúde: PB4 ou particular?

Intercâmbio é uma coisa tão enriquecedora que antes mesmo dele começar a gente já aprende a ir se virando como pode... rs!
Conheci o Keo na comunidade da UTL no Orkut, e desde então começamos a bater papo no msn para trocar ideias e informações.
Como ele é de Maceió e eu de Feira de Santana (bem pertinho de Salvador), ele me pediu pra perguntar no consulado se poderíamos viajar com o PB4 no lugar de um seguro saúde particular.



O PB4 é concedido pelo INSS e dá direito à utilização do sistema público de saúde de Portugal.
"Se você tem menos de 21 anos, e seu pai ou sua mãe contribuem com a previdência social, você tem direito ao PB4. (...) No entanto, se você já está com uma idade mais avançada, ainda existe a chance de começar a contribuir com o INSS como autônomo. Ou seja, você se cadastra em uma das agências da previdência social, paga cerca de 230 reais (3 parcelas da guia de recolhimento) e pode pegar o PB4. Mas lembre-se: de agora em diante você sempre terá que pagar por mês cerca de 80 reais ao Inss, como contribuição assumida entre você e a instituição pública, inclusive no tempo em que você estiver no exterior. Do contrário, sua dívida com a previdência vai crescer e você só poderá se aposentar pela instituição pública quando quitar o que deve. Portanto, muito cuidado." (http://aoporto.blogspot.com/2007/05/pb4-ou-seguro-sade.html)

O seguro saúde particular oferece diversas vantagens além da assistência médica, como assistência odontológica, assistência farmacêutica, assistência financeira, assistência jurídica, seguro bagagem e muitas outras.

Agora vamos às informações obtidas no consulado: pode viajar com o PB4 sim, mas o mais aconselhável é a contratação de um serviço particular.
Por quê?
Vamos à explicação que eu desenvolvi na minha cabeça: intercambista geralmente é jovem e quer/vai viajar para outros países. Vai que acontece alguma coisa fora de Portugal... E aí?! Entenderam?

Eu, Vívian Aguiar, fiz o meu seguro particular pelo GTA (Global Travel Assistence).
Afinal, é melhor prevenir que remediar, não é verdade?!

V.

2 comentários:

Anônimo disse...

quanto pagou no seu seguro particular? foi por quanto tempo? abs

Vívian Aguiar disse...

Fizemos o seguro para cobrir todo o período do intercâmbio, ou seja, exatos 182 dias (seis meses). O valor eu não lembro exatamente, e, mesmo que eu lembrasse, acredito que esteja desatualizado. Mas você pode ter uma base acessando o site da seguradora ISIS (http://www.isisbrasil.com.br/isis-calcular.html). Lembrando que o valor desta empresa foi mais alto do que o da empresa que fizemos, a GTA (Global Travel Assistance).

Postar um comentário