sábado, 28 de agosto de 2010

Um pouco de saudade

9 comentários

As semanas passam na velocidade dos dias. Os dias, na velocidade das horas. E as horas parecem minutos, que por conseguinte, mais se parecem segundos...
A cada dia que corto do meu cronograma de afazeres até a data da viagem, sinto um aperto no peito mesclado com uma (ainda) pequena euforia.
São tantos os sentimentos, que caracterizá-los é impossível. E digo isso porque já tentei inúmeras vezes, mas simplesmente não dá!
Entretanto, o mais gritante ultimente é a saudade. A saudade antecipada de todos aqueles que moram nos nossos corações.
O "bota fora" da minha amiga Elisa (Dude, para os íntimos - ela também vai para Portugal fazer intercâmbio!), transformou-se num momento de reflexões acompanhado de um rio de lágrimas (né, Lica e Rafa?! rsrsrs).



Foi um daqueles dias que marcam para sempre... Onde foi reafirmado o valor da amizade verdadeira e a importância da minha mãe na minha vida!
Deixo pra vocês algumas palavras que me inspiram para os próximos dias, que assim como eu disse no início, devem passar rápido demais também.
As primeiras são da minha amiga Lua, pessoa linda, que eu admiro demais, de uma inteligência invejável e sabedoria idem (te amo!): "Viva as experiências! Não deixe que elas simplesmente passem por você...".
E pra fechar, um techinho da música "Toda Saudade" de Gilberto Gil que está embalando grande parte dos meus pensamentos:

Toda saudade é a presença
Da ausência de alguém
De algum lugar
De algo enfim



V.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um pouco de música

2 comentários

Sem a música, a vida seria um erro.
Friedrich Nietzsche


Juntamente com as fotografias, o que me faz lembrar dos lugares que ja estive é a trilha sonora da viagem. É impossível ouvir Edson Gomes e não lembrar de Cachoeira, ouvir tecnobrega e não lembrar de São Luís do Maranhão, ouvir Dr. Kucho - "Holy Spirit" e não lembrar de Curitiba, assim como ouvir Never Ever da Ciara e não lembrar de São Paulo...
Ao ouvir essas canções, um filme dos melhores momentos passam pela minha cabeça, portanto elas fazem parte da construção do meu álbum de memórias.
Pesquisando sobre as músicas portuguesas encontrei algumas coisas bem legais como a banda Flor de Lis. É engraçado, mas quando ouço as músicas deles um filme vai passando na minha cabeça...Um filme em branco com várias possibilidades de acontecimentos...
Acho que finalmente da para entender o que Rui Barbosa quis dizer com:
Eu tenho saudade do que não vivi. Tenho saudade de lugares onde não fui e de pessoas que não conheci. Tenho saudade de uma época que não vivenciei, lembranças de um tempo que mesmo sem fazer parte do meu passado, marcou presença e deixou legado.

E para finalizar, para quem quiser conhecer um pouco mais de Flor de Lis é só clicar no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=fXgC2qvLSOI

M.

domingo, 22 de agosto de 2010

Thank you!

0 comentários

Esse é um post que na verdade ja deveria ter sido feito, mas vamos lá!
É muito importante quando embarcamos em uma aventura assim poder contar com pessoas legais e dispostas a ajudar!
É o que dizem os mais velhos: "Mais vale um amigo na praça que dinheiro no bolso..." ou algo parecido... ;P

E assim vamos à alguns agradecimentos em uma ordem cronológica:

- Em primeiro lugar a Calis, por ter clarificado vários mitos que nos assombravam tanto sobre intercâmbios... Graças a ela vimos que mesmo com todas as dificuldades que existem, o processo para viajar não é um bicho de sete cabeças!
- Depois dela vem Ana Cristina, a assessora de relações internacionais da UFRB, que nos ajudou dando várias dicas e não nos deixou desamparados diante das etapas constitucionais.
- Além delas, merece nossos sinceros agradecimentos o Dr. Jaime Fernandes que além de arranjar um tempo na sua agenda para ir ao Fórum abrir sua firma, ainda nos deu alguns conselhos pois assim como nós ele também foi intercambista!
- Também deixamos o nosso "muito obrigado" à sub-escrivã Josélia, que agilizou muito a parte do fórum (reconhecimento de firmas, autenticações, etc...)
- E a Vanessa, que mesmo sem nos conhecer foi tão disponível e amiga, nos guiando por Salvador e compartilhando expectativas e sonhos.

Como ainda não fomos, não chegamos lá, e muita coisa ainda está por vir...
Finalizamos os agradecimentos dirigindo à nossa eterna gratidão às nossas mães, que nos apoiaram, sonharam conosco e caminharam junto com a gente nos momentos mais difíceis!
De uma forma geral também agradecemos por todas as pessoas da nossa família e amigos que de alguma maneira nos ajudaram, principalmente com pensamentos positivos e uma torcida verdadeira para que tudo desse certo!

Deus, obrigado por tudo!


M.V.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fazendo as malas...

0 comentários


Esse episódio na nossa vida está sendo repleto de dúvidas! O que levar? O que comprar aqui? O que deixar pra comprar lá? As minhas malas já estão em processo de arrumação, mas ainda não terminei essa tarefa. Para me ajudar, consegui uma lista na internet com uma sugestão de bagagem para levar:

HOMEM

Verão:

1 blaser
1 casaco impermeável
3 calças esporte (jeans, algodão)
2 calças sociais
2 bermudas
4 camisas
5 camisetas
1 conjunto moletom
2 calções de banho
1 sapato social
1 sapato esporte
1 par de tênis
7 cuecas
5 meias soquetes


Inverno:

1 blaser
1 casaco impermeável e forrado*
3 calças esporte (jeans, algodão)
2 calças sociais
5 blusas com gola alta e manda comprida
2 camisas sociais
5 camisetas
1 conjunto de moletom
1 sapato social
1 sapato esporte
1 par de tênis
7 cuecas
6 meias grossas
1 par de luvas de lã*
1 gorro*
1 cachecol*


MULHER


Verão:

2 vestidos ou roupas mais finas
1 jaqueta ou casaco curto
2 conjuntos tipo twin set
3 calças
2 bermudas
2 camisas
4 camisetas
1 conjunto moletom
2 maiôs - 1 saída que cubra o corpo
1 sapato social
1 sapato esporte
1 tênis
1 chinelo
6 calcinhas
3 soutiens
2 pares de meias soquetes
2 meias finas
2 camisolas ou pijamas - 1 robe
1 casaco impermeável


Inverno:

2 vestidos ou roupas mais finas
2 casacos ou jaquetas
2 conjuntos tipo twin set
4 calças (lã, jeans, veludo, algodão)
1 mantô
2 camisas
4 sweters (lã, gola alta)
1 conjunto moletom
1 sapato social
1 sapato esporte/1 bota
1 tênis
1 chinelo
6 calcinhas
3 soutiens
3 meias grossas soquetes
2 meias calças mais grossas
2 camisolas ou pijamas - 1 robe
1 casaco impermeável alcochoado leve
1 gorro*
1 cachecol*
1 par de luvas*
2 conjuntos de thermal underwear ou ciroula e camiseta hering


*Se não tiver, comprar lá. Vai ser mais barato e adequado para o clima local.

Importante:

- Essa é uma lista básica para até 3 meses.

- Não esquecer que no exterior as roupas são lavadas na máquina, o que gera um desgaste maior.

- O limite de bagagem para a Europa é de 2 volumes de 32kg cada (64kg no total) e uma bagagem de mão pesando no máximo 5 kg.

V.

domingo, 15 de agosto de 2010

Presente de Natal antecipado...

2 comentários


Nem só de preparativos para a viagem é feito um futuro intercambista, não é mesmo, minha gente?! rsrsrs
No meio do caminho apareceu um show da Lady Gaga em Lisboa, no dia 10 de dezembro \o/
Tem gente que vai pra lá que até já comprou ingresso! Por enquanto tô tentando descolar o nosso e de mais dois colegas antes de chegarmos lá (medo de aumentar o preço)...
Presente de Natal super antecipado, né?! hehehe
Para informações sobre o show da mais irreverente estrela do pop em Lisboa, clica aqui :D
Ainda vai rolar por lá Shakira, Cirque Du Soleil, entre muitos outros. Ai, se dinheiro caísse do céu...

V.

sábado, 14 de agosto de 2010

Bagagem e Alfândega

3 comentários

Outro dia entrei na comunidade Erasmus Mundus no Brasil e comecei a ler o tópico Utilidade - sobre a mala e outras coisitas mais.
Eis que surgiu um questionamento que eu não tinha feito até então: será que devo fazer uma declaração de saída bens?
Segundo um integrante da comunidade, "quem for levar laptop, câmera, iPod etc, pode ter de pagar impostos ao retornar ao Brasil se não tiver a declaração de saída em mãos".
De acordo com o site da Receita Federal:

Os bens que saem legalmente do Brasil, como bagagem, podem retornar ao País, sem estarem sujeitos ao pagamento de tributos, mesmo que portados por terceiros e independentemente do prazo e dos motivos de sua permanência no exterior.
Quando o viajante residente no Brasil, em destino ao exterior, deseja portar bens como bagagem e fazê-los retornar posteriormente sem que esses sejam tributados – principalmente aqueles de elevado valor, tais como os notebooks e câmeras digitais –, ele deve providenciar, no momento da sua saída do País, a Declaração de Saída Temporária de Bens (DST).
Para esse fim, o viajante deve preencher a DST em duas vias e, no momento da saída do Brasil, dirigir-se à fiscalização aduaneira, no setor de BENS A DECLARAR, a fim de registrar a saída dos bens.
Uma vez registrada a sua saída, o viajante não precisa declarar esses bens para a Aduana quando retornar ao Brasil, mas ele deve manter em seu poder a 1ª via da DST para apresentação à fiscalização, se solicitado. A DST poderá ser reapresentada à fiscalização aduaneira em sucessivas viagens, sem a necessidade do preenchimento de uma nova DST.
O formulário da DST pode ser obtido pela internet ou nas unidades aduaneiras de saída do Brasil, nos portos, aeroportos e pontos de fronteira.

E pra completar, a revista Viagem e Turismo que eu comprei ontem, traz uma matéria entitulada (Não tão) Pequeno manual da... Alfândega, explicando o que você pode (ou não) trazer do exterior na bagagem. Vale muito a pena dar uma lida ;D

V.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EUROPA AGORA!

5 comentários

Esse é o destaque da capa da revista Viagem e Turismo do mês de agosto.
Comprei o meu exemplar hoje na livraria da rodoviária de Salvador, depois de ir ao Consulado pela manhã buscar meu passaporte (com visto! UhuLL \o/)...
Como Mau já disse, depois que passou a agonia do fim do semestre, com direito a Projeto de TCC e Telejornalismo II para complicar bastante nossas vidas, começamos a pensar no que vem pela frente... Afinal, além do intercâmbio, uma viagem para a Europa nos aguarda!
A matéria da VT tá muito legal, com boas dicas. Fala de alguns dos destinos clássicos da Europa e outros mais exóticos, com sugestões de hospedagem, comidas e passeios econômicos.
Tem também um roteiro de 21 dias passando por 13 países viajando de trem! Juro que fiquei pensativa em fazê-lo quando as aulas acabarem... rs!
Para conferir a matéria da revista no site, clica aqui :D

V.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Cartão Travel Money

1 comentários


Este cartão foi a maneira mais indicada por diversas pessoas (e pelas minhas pesquisas na internet também!) para que eu levasse dinheiro para o exterior.
Ele é recarregável, protegido por senha e pode ser utilizado para saques (rede Visa Plus) e débitos (rede Visa Electron).
Também pode ser recarregado à distância a qualquer momento, é aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos (hotéis, restaurantes, farmácias...) e não há cobrança de tarifa para adquirir o cartão e fazer compras (exceto para saques - tarifa: 2,50 euros por cada saque).
Funciona da seguinte maneira: qualquer pessoa leva uma quantia em reais ao estabelecimento emissor (no meu caso, fiz pela Confidence Câmbio), informa o número do seu cartão e o valor será depositado convertido em euro.
A vantagem desse cartão é que o número de caixas disponíveis é bem superior ao de agências bancárias e ficam abertos 24 horas por dia.

Para mais informações e solicitação do seu cartão, acesse os sites abaixo:
Cartão Travel Money (STB)
Visa Travel Money

V.

Já temos abrigo!

0 comentários

Hoje recebemos um e-mail do assessor de relações internacionais da UTL com a indicação de nossas residências e para nosso alívio ficaremos no mesmo lugar!
\o/
Essa era uma preocupação nossa, pois se ficássemos separados ia ser muito ruim para o andamento desse blog! Hahahahaha
Desculpas esfarrapadas à parte, o importante desse post é dizer que ficaremos na Residência Universitária de Benfica. Já tivemos algumas informações sobre o local e lá tem internet wireless e uma estrutura legal. Gostei porque não é tão longe do nosso campus e tudo mais, mas confesso que me preocupei com uma parte do e-mail que ele mandou: "A residência é mista e dispõe de 71 camas, distribuídas por 2 quartos individuais, 12 quartos duplos e 15 quartos triplos, com WC comum".
Eu sabia que o banheiro era comum e que eu iria dividir quarto com um estranho, mas a possibilidade de dividir quarto com 2 estranhos me assustou um pouco!
Sinto que será uma experiência bem diferente e que também fará parte do nosso crescimento pessoal! Espero que aconteça o melhor, e que as pessoas possam ser legais! Ainda bem que tenho sorte pra essas coisas! Não é à-toa que conheci minha irmã preta, meu amor e um monte de amigo morando em repúblicas! \o/
De lá mandaremos mais informações do local, mas como prévia, achei um post de uma brasileira que também foi pra essa residência e diz mais coisas sobre o local e tem algumas fotos!

http://www.travelpod.com/travel-blog-entries/alecelani/1/1267369558/tpod.html

M.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ansiedade II

2 comentários


Hoje fomos em Salvador resolver os últimos detalhes do visto e aproveitamos pra ir ao aeroporto levar um primo de Vívian que viajou. Foi uma experiência inusitada, mesmo não sendo a primeira vez que vou lá no 2 de Julho [me recuso a chamar de outro nome!]só de passar por aquele bambuzal! Meu coração disparou quando entrei naquele "túnel" de bambú imaginando que daqui a poucos dias estarei passando por lá novamente, mas dessa vez demorarei pra voltar por ele e sei que o mesmo pensamento se passou pela cabeça de Vih [tá, como isso aqui é uma espécie de diário, senti vontade de chamá-la assim, que é como ela é conhecida...].
Passamos pela frente de quase todas as lojas, olhamos tudo esperando o tempo do embarque do rapaz e ainda assim não consigo lembrar de muito do que foi visto. Cada simples lembrancinha da Bahia vendida naquelas lojas me remetiam a pensamentos e questionamentos de uma profundidade inimaginável e o esforço para manter o diálogo com minha sogra com um mínimo de fluidez foi bem grande!
Por fim, chegou a hora de embarcar, e nas lágrimas das pessoas que se despediam eu enxerguei as prováveis lagrimas de minha mãe, de meu pai e também as minhas. Pensei nas prováveis pessoas que poderão ir no dia do meu embarque, pensei nas pessoas que eu realmente queria que estivessem lá e cheguei a pensar nas palavras que eu vou dizer antes de partir pra essa nova jornada... Tremi... Muito!
Agora o esforço era pra dizer a mim mesmo que aquela não era a minha despedida e que era hora de dar tchau ao primo de Vih. Feitos os desejos de boa viagem e as recomendações familiares ele foi em direção ao portão de embarque, e em cada passo que ele dava, era impossível não me sentir mais perto do dia 8 de setembro... Ansiedade? Que nada... rs!
M.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Novidade boa!

2 comentários

Postando rapidinho do celular pra avisar que nosso visto foi concedido! Ufaaaa... Acabou a agonia da espera \o/ Deu tudo certo! Agora so falta fazer as malas e ficar na contagem regressiva :D

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ansiedade

2 comentários


Depois de passar boa parte do semestre dividindo as atenções entre aulas, projeto de TCC e intercâmbio, só agora nas férias é que o Lisboa virou o principal assunto das nossas conversas. E de uma forma ou de outra é impossível não criar muita expectativa de como será a universidade, a convivência com as pessoas, o frio [pois vamos pegar o inverno todinho], a residência na qual vamos ficar e principalmente como serão os gastos. Da um nó na cabeça pensar que nossa moeda não vale muito por lá e que provavelmente não poderemos fazer tudo o que gostaríamos.
Só de viagens, pensamos em vários locais que queremos conhecer aproveitando nossa estada na Europa, mas não da pra saber como serão os custos sem estar lá de fato. Já tentamos olhar preços de coisas pela internet e ficamos convertendo de Euro para Reais, o que não adianta nada, primeiro porque nem todos os supermercados têm sites na internet e pelo que pesquisamos na internet, lá assim como aqui, geralmente os supermercados menores são mais baratos, e em segundo lugar porque se ficarmos fazendo isso lá, não viveremos em paz, pois são países diferentes, com moedas diferentes e valores [literalmente falando] diferentes!
Bem... Pensar nisso tudo e nas escolhas de locais para conhecer e das coisas para comprar causa certa ansiedade. Na verdade causa muuuuita ansiedade! Uma vontade de que o dia 8 de setembro chegue logo e que nós possamos finalmente entrar naquele avião e sair de lá já em terras portuguesas!
M.

Relato de uma intercambista

1 comentários

Achei tão bacana o post 1/2 diário hoje... da nossa amiga Calila sobre a experiência do intercâmbio dela que não resisti e resolvi deixar o link aqui no blog pra vocês lerem...

Calis é nossa colega (e amiga!) da turma de jornalismo da UFRB. Mau morou com ela desde o 1º semestre até quando ela partiu rumo à Bragança (Portugal), e eu morei oficialmente um semestre, mas frequentava a casa deles sempre (ai, saudades!)...
Foi através das conversas que tivemos com ela enquanto estava em Portugal que nos empolgamos para participar da 2ª seleção de estudantes para mobilidade internacional da UFRB e hoje estamos contando os dias para 8 de setembro \o/

O relato de Calis oferece uma prévia das sensações e emoções que nos aguardam pela frente...


Foram 2 semestre repletos de acontecimentos interessantes [bons e ruins] e que fazem de mim uma pessoa melhor que antes, ou talvez mais experiente. Saber conviver em grupo, em um outro pais, com uma liberdade maior e saber lidar com isto é tenso, ha muitos que se perdem nas escolhas e dai vem o arrependimento dos atos. Ah, e quantas decepções e cara quebrada durante este tempo... E ao ser bastante sincera, são os erros que nos ensinam a evitar outros.



2009 - Amigos reunidos em Berimbau (Bahia) para desejar boa sorte à uma grande amiga...

V.

domingo, 8 de agosto de 2010

Seguro saúde: PB4 ou particular?

2 comentários

Intercâmbio é uma coisa tão enriquecedora que antes mesmo dele começar a gente já aprende a ir se virando como pode... rs!
Conheci o Keo na comunidade da UTL no Orkut, e desde então começamos a bater papo no msn para trocar ideias e informações.
Como ele é de Maceió e eu de Feira de Santana (bem pertinho de Salvador), ele me pediu pra perguntar no consulado se poderíamos viajar com o PB4 no lugar de um seguro saúde particular.



O PB4 é concedido pelo INSS e dá direito à utilização do sistema público de saúde de Portugal.
"Se você tem menos de 21 anos, e seu pai ou sua mãe contribuem com a previdência social, você tem direito ao PB4. (...) No entanto, se você já está com uma idade mais avançada, ainda existe a chance de começar a contribuir com o INSS como autônomo. Ou seja, você se cadastra em uma das agências da previdência social, paga cerca de 230 reais (3 parcelas da guia de recolhimento) e pode pegar o PB4. Mas lembre-se: de agora em diante você sempre terá que pagar por mês cerca de 80 reais ao Inss, como contribuição assumida entre você e a instituição pública, inclusive no tempo em que você estiver no exterior. Do contrário, sua dívida com a previdência vai crescer e você só poderá se aposentar pela instituição pública quando quitar o que deve. Portanto, muito cuidado." (http://aoporto.blogspot.com/2007/05/pb4-ou-seguro-sade.html)

O seguro saúde particular oferece diversas vantagens além da assistência médica, como assistência odontológica, assistência farmacêutica, assistência financeira, assistência jurídica, seguro bagagem e muitas outras.

Agora vamos às informações obtidas no consulado: pode viajar com o PB4 sim, mas o mais aconselhável é a contratação de um serviço particular.
Por quê?
Vamos à explicação que eu desenvolvi na minha cabeça: intercambista geralmente é jovem e quer/vai viajar para outros países. Vai que acontece alguma coisa fora de Portugal... E aí?! Entenderam?

Eu, Vívian Aguiar, fiz o meu seguro particular pelo GTA (Global Travel Assistence).
Afinal, é melhor prevenir que remediar, não é verdade?!

V.

O visto

2 comentários


Poderia ser chamado também de abacaxi... Ô coisinha difícil de descascar, viu?! rsrsrs
A começar, pela quantidade de documentos para providenciar. A lista que nos entregaram no consulado na primeira vez que fomos nos informar era enorme e bem complicada de entender. Ainda por cima, o senhor responsável pelo atendimento não estava em um dos seus melhores dias... =/
Depois de alguma semanas voltamos lá e o mesmo senhor estava muito bem humorado e explicou item por item em bom português do Brasil!

Vou repassar pra vocês o que de fato é necessário:

- 1 fotografia 3x4;
- Cópia autenticada da carta de aceitação da universidade portuguesa;
- Cópia autenticada da declaração de matrícula da universidade brasileira;
- Cópia autenticada do comprovante de matrícula da universidade brasileira;
- Cópia autenticada do histórico escolar acadêmico;
- Cópia autenticada do seguro saúde;
- Declaração de responsabilidade econômica por parte dos pais com o reconhecimento da firma de cada um;
- Cópia autenticada dos 3 últimos contra-cheques dos pais;
- Cópia autenticada da declaração de imposto de renda dos pais;
- Atestado médico expedido pelo SUS alegando bom estado de saúde com reconhecimento da firma do médico;
- Antecedentes criminais DPT/SSP;
- Antecedentes criminais da Polícia Federal;
- Cópia autenticada da página de identificação do passaporte;
- Cópia autenticada da certidão de nascimento;
- Cópia autenticada da carteira de identidade.


Particularidades que aconteceram com a gente:

1. A UTL não enviou a carta de aceite original, por Correios. O que fizemos: demos entrada no visto com a carta scaneada que eles enviaram por e-mail. O senhor do consulado reclamou um pouco, mas o visto da nossa colega Vanessa foi concecido assim...
2. Renda insuficiente. Aconteceu comigo (Vívian)! Anexei apenas a renda da minha mãe porque não tinha como pegar os documentos do meu pai. Dica: Qualquer parente de primeiro grau pode assumir a responsabilidade pelos seus gastos, basta ter como comprovar o parentesco. No dia seguinte eu levei a documentação da minha prima e para comprovar nosso parentesco, levei a certidão de nascimentos dela (mesmos avós maternos).
3. O atestado médico é difícil de conseguir. Dica: Procure um médico amigo da família ou o departamento médico da sua universidade.

É isso aí, gente! Não se assustem com o tamanho do post... Essa é a parte mais complicada dos preparativos do intercâmbio, mas no fim tudo dá certo! (yn)

M.V.

P.S.: Nosso visto ainda não saiu... Estamos aguardando ansiosamente =x Torçam por nós!