domingo, 27 de junho de 2010

Preparativos

0 comentários

Desde o dia em que o nós fomos aprovados para o intercâmbio que procuramos nos informar sobre todos os procedimentos necessários para a viagem.
Para ajudar, reunimos abaixo uma lista dos itens mais importantes para a realização de um intercâmbio em Portugal.

- Passaporte (esse é um item que deve ser feito com bastante antecedência, pois pelo menos em Salvador, a demora para conseguir marcar é de aproximadamente 2 meses)
- Visto (mais tarde faremos um post específico sobre ele...)
- Passagem aérea (ida e volta)
- Seguro saúde
- Carteira internacional de estudante (é legal pois consegue uma série de descontos, inclusive na passagem)
- Cartão "Travel Money"
- Cartão de crédito
- Bagagem (malas, roupas, remédios, despertador...)
- Dinheiro

Aparentemente parece ser pouca coisa, mas só o visto, por exemplo, exige uma série de documentos autenticados em cartório, o que pode demorar um pouco para conseguir.
Aos poucos falamos sobre cada um dos itens acima e de outros mais que surgirem pela frente.

M.V.

sábado, 26 de junho de 2010

Apresentação

1 comentários

Olá!
Mais uma vez começamos um blog... Mas dessa vez de uma maneira diferente. Em dupla, mas pra descrever as mesmas sensações e experiências, ou quem sabe, pontos de vista diferentes de uma mesma vivência: um intercâmbio!

Dois motivos norteiam a criação do blog:
1º - Desde que saiu em março o resultado da seleção de estudantes para mobilidade internacional da UFRB que procuramos informações sobre Lisboa, estudar em Portugal, a universidade (UTL), o centro onde vamos estudar (ISCSP), os alojamentos, enfim, tudo que pudesse nos ajudar nos preparativos para a viagem, mas encontramos dificuldades para saber mais sobre algumas coisas.
2º - Economia de tempo para dar notícias aos familiares e amigos. Com um blog eles podem ver tudo num só lugar.

Resumindo: a intenção é fornecer informação para todos os estudantes que irão fazer intercâmbio em Portugal, especificamente em Lisboa. Os futuros intercambistas da UTL, precisamente do ISCSP, serão os mais beneficiados com este espaço.

Esperamos que, enfim, consigamos seguir em frente com um blog [nenhum dos dois é muito persistente com esse tipo de coisa] e que este seja bastante útil às pessoas.
Lembrando que aceitamos dicas e sugestões, além de recadinhos do coração da família e dos amigos... rs!

M.V.